222Views 0Comments

Coronavírus: alternativas e dicas de proteção para quem não pode ficar em isolamento
A pandemia do novo Coronavírus infelizmente chegou ao Brasil, e o país já se prepara para um grande choque na saúde e na economia. O vírus ocasionou o fechamento de escolas e estabelecimentos não essenciais, e o isolamento social é sugerido como meio mais eficaz de controle da doença.
Entretanto, muitas pessoas não podem praticar essa medida, e, por isso, é necessário tomar cuidados essenciais para evitar a contaminação e propagação do vírus, além de manter-se bem psicologicamente para enfrentar esse momento.
Se você ou alguém da sua família se encaixa nessa situação, confira as recomendações abaixo e proteja-se:
Bem-Estar
Antes de tudo, é importante focar no seu bem-estar psicológico. Em meio a este caos, com tantas notícias e informações sendo trocadas praticamente 24h por dia é importante manter a calma e não entrar em pânico. Para isto, sugerimos criar os seguintes hábitos:
– Evite ficar lendo ou assistindo notícias o tempo todo. Em época de fakenews é preciso ter cuidado para não obter informações distorcidas e falsas, que só geram pânico e mais insegurança. Sugerimos escolher um canal confiável e se atualizar apenas uma vez ao dia sobre o assunto.
– Medite! Além de manter a calma, meditar ajuda a melhorar o sistema imunológico, reduzir o estresse e espantar os pensamentos negativos.
– Pratique Ioga. Assim como a meditação, praticar ioga vai ajudar a reduzir o estresse, além de trabalhar a consciência corporal, flexibilidade, resistência e respiração.
– Exercite-se! Utilize a tecnologia a seu favor. Hoje em dia existem diversos canais na internet com programas auxiliando a praticar exercícios em casa. Aproveite para pesquisar o que mais lhe agrada e mantenha a saúde em dia.
Higienização e cuidados pessoais
Hoje sabemos que mesmo pessoas que não apresentam sintomas podem estar infectadas com o vírus e, consequentemente, estar contagiando locais e pessoas, por isso, todo cuidado com a higiene é pouco!
– Evite ao máximo sair de casa. Atualmente supermercados, farmácias e outros estabelecimentos tem trabalhado com tele-entrega, o que facilita bastante no dia a dia. Caso você tenha que sair para trabalhar ou por algum outro motivo de força maior, siga as instruções de higiene e cuidados ao máximo.
– Use máscara todas as vezes que sair de casa. Evite tocá-la com as mãos e o ideal é descará-la após 2h de uso.
– Mantenha uma distância mínima de 2 metros das demais pessoas.
– Leve consigo um recipiente com álcool em gel 70%, assim toda vez que você tiver contato com outras pessoas, pode utilizá-lo para desinfetar as mãos e superfícies.
– Ao chegar no trabalho e ao retornar para casa, não toque em nada e nem em ninguém antes de lavar muito bem as mãos com água corrente e sabão.
– Chegando em casa, retire os sapatos e lave a roupa que usou ao sair, ou pendure-a em um local de pouco movimento e deixe a roupa arejando por, no mínimo, 8 horas.
– Se possível, durma em cômodo separado dos demais moradores da casa
Viagens
Muitas pessoas ainda precisam se deslocar de uma cidade para outra, seja a trabalho ou para retornar para casa após uma viagem.
Caso haja a possibilidade, é melhor que a viagem seja feita em carro particular, para minimizar o contato com outras pessoas que podem carregar o vírus.
No caso de não haver a possibilidade de escolha, ao utilizar ônibus e aviões, o viajante, além de ter os cuidados de higiene citados acima, precisa também manter atenção especial nos seguintes pontos:
– Ao chegar no aeroporto ou rodoviária, dirija-se rapidamente ao sanitário mais próximo e lave as mãos com água corrente e sabão. Chegando no seu destino, prefira deslocar-se de táxi, uber ou alugue um carro e proceda o mesmo ritual de higiene ao chegar no local que pretende ficar.
– Álcool em gel para viagens de avião: é permitido carregar um frasco de álcool em gel de até 500ml por passageiro, em viagens domésticas. Para viagens internacionais, o permitido é 100ml, mas é o bastante para higienizar as mãos e antebraços durante o voo;
– Distância: em caso de aviões e ônibus menos cheios, é fundamental preferir distância dos outros passageiros para evitar a proliferação do vírus. Fique atento às pessoas que estão tossindo, espirrando ou reclamando de sintomas de gripe.
– Pagamento: até mesmo nas pequenas compras, prefira pagar com cartão. O dinheiro anda de mão em mão, carregando sujeira e pode estar infectado com o novo Coronavírus.
– Alimentação: Evite consumir alimentos que estejam muito vulneráveis ao ar e bactérias, preferindo, neste momento, comidas embaladas e processadas;
Neste momento, é importante nos unirmos contra o Covid-19 e, com muita empatia, prevenção e pensamentos positivos, superaremos essa crise juntos!
Conte com o Meridien Clube, estamos aqui para lhe apoiar!
E, se puder, fique em casa!
#MeridienEmCasaComVc